fundo parallax

DICA RTC #2:
D.I.Y. or Die (2001)

 

Um dos documentários mais abrangentes e inspiradores sobre o perrengue de trabalhar com Música sem ter recursos, D.I.Y. or Die é uma aula de como sobreviver no mercado independente.


Dirigido por Michael Dean com uma abordagem de guerrilha em VHS e amplamente circulado desde 2002, o média-metragem documental "D.I.Y. or Die - How to Survive as an Independent Artist" é uma compilação de conversas com ícones do cenário artístico independente norte-americano e referência fundamental para compreender o ethos necessário para sobreviver trabalhando a própria Arte sem o apoio de terceiros.

fundo parallax
 
 

Destrinchando as bases da cultura DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), o documentário traz figuras notórias como Ian MacKaye (Fugazi e Minor Threat), J Mascis (Minutemen) e o falecido Ron Asheton (The Stooges) em uma série de depoimentos e conversas reflexivas que revelam de forma didática e esclarecedora como a própria classe artística pode botar a mão na massa e assumir a dianteira de atividades pertinentes ao trabalho, como divulgação, distribuição, entre outros.


Trazendo também o senso inequívoco da paixão que existe em torno do trabalho e dos sacrifícios inerentes a um mercado tão insólito e difícil, D.I.Y. or Die é uma obra que pode soar defasada por conta de sua temporalidade, mas se mostra obrigatória por expor categoricamente um quorum de princípios e perspectivas para todos aqueles que tem interesse em trabalhar com Cultura de forma autônoma e sustentável, mas não sabem como. Veja abaixo:

Guilherme Guio
Guilherme Guio
Publicitário, especialista em Comunicação Corporativa e Inteligência de Mercado, é o editor e redator principal do RTC. Atuando como consultor de Marketing Cultural na produtora cultural SERENA (da qual é sócio), resolveu dar vazão aos seus arroubos verborrágicos através deste projeto. Também é tabagista compulsivo, cinéfilo inveterado, adepto de audiófilo e dançarino amador vergonhoso nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.