Dirigido por Michael Dean com uma abordagem de guerrilha em VHS e amplamente circulado desde 2002, o média-metragem documental "D.I.Y. or Die - How to Survive as an Independent Artist" é uma compilação de conversas com ícones do cenário artístico independente norte-americano e referência fundamental para compreender o ethos necessário para sobreviver trabalhando a própria Arte sem o apoio de terceiros.
Destrinchando as bases da cultura DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), o documentário traz figuras notórias como Ian MacKaye (Fugazi e Minor Threat), J Mascis (Minutemen) e o falecido Ron Asheton (The Stooges) em uma série de depoimentos e conversas reflexivas que revelam de forma didática e esclarecedora como a própria classe artística pode botar a mão na massa e assumir a dianteira de atividades pertinentes ao trabalho, como divulgação, distribuição, entre outros.
Trazendo também o senso inequívoco da paixão que existe em torno do trabalho e dos sacrifícios inerentes a um mercado tão insólito e difícil, D.I.Y. or Die é uma obra que pode soar defasada por conta de sua temporalidade, mas se mostra obrigatória por expor categoricamente um quorum de princípios e perspectivas para todos aqueles que tem interesse em trabalhar com Cultura de forma autônoma e sustentável, mas não sabem como. Veja abaixo: